Parceria entre Hemocentro e Assembléia supera expectativas
O saldo da campanha de doação de sangue entre os servidores do Legislativo, ocorrida na manhã desta quarta-feira, dia 16, foi de 26 doadores, sendo 12 deles novos adeptos da iniciativa e os outros 14 que já praticam o ato solidário. No total, 47 pessoas foram candidatas à doação, superando as expectativas do Hemocentro. Muitas pessoas não puderam doar por motivos como a presença de vacinas ou de medicamentos na corrente sanguínea, informadas na triagem prévia realizada na unidade móvel do órgão.
A assistente social do Hemocentro, Ana Aguiar, explicou que o sangue é formado por quatro partes: hemácias, ajudam a curar anemia e têm validade de 30 dias; plaquetas, ajudam no tratamento da dengue hemorrágica e em caso de hemorragias intensas e duram somente cinco dias; o fator 8, utilizado para a produção de medicamentos que tratam a leucemia e a anemia falciforme, tem um mês de validade e o plasma sanguíneo, que pode durar até cinco anos, é útil para pessoas com tratamento de queimaduras e reidratação. Portanto, a coleta feita no Parlamento Tocantinense pode ajudar a mais de cem pessoas.
Segundo a assessora de imprensa do Hemocentro, Lúcia Gomes, as expectativas foram superadas. “Estes 26 voluntários podem ajudar muito. É comum que em campanhas como essa, a coleta seja menos da metade do obtido na Assembléia”. Ela assegurou também que o órgão pretende continuar essa parceria com o Parlamento.
A diretora da Diretoria de Medicina e Odontologia da Assembléia, Rose Mary Cerqueira, enfatizou que “a campanha é importante para que o servidor ajude outras pessoas e também faça uma avaliação da própria saúde”, referindo-se aos exames sorológicos que o Hemocentro submete a cada bolsa coletada. Os resultados dos exames são entregues no endereço do servidor, via correio, dentro de dez dias. (Everton de Almeida)