CPI da Câmara Federal investiga subnutrição da criança indígena
A Assembléia Legislativa sedia, nesta terça-feira, dia 29, reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Federal que investiga a subnutrição de crianças indígenas (CPI – Subnutrição indígena). No evento, representantes do governo e dos índios vão debater, com deputados, as causas, conseqüências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007. Os trabalhos começam a partir da 9h20, no Auditório Sebastião Borba. Antes, porém, os membros da comissão recebem a imprensa, para entrevista, na sala re reunião da Presidência.
Dentre os participantes estão os deputados federais Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), presidente da CPI, Vicentinho Alves (PR-TO), relator, além de Jusmari Oliveira (PR-BA), Cleber Verde (PRP-MA), Sebastião Madeira (PSDB – MA) e Edio Lopes (PMDB-PR). Foram convidados o coordenador da Funasa, João dos Reis, e os líderes indígenas, José Ribeiro Apinajé, Lázaro Calixto Xerente e José Hari Karajá.
Dados
A população indígena brasileira é estimada em 460 mil pessoas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eram aproximadamente 10 milhões. Doenças, violência e conflitos sociais e culturais foram constantes nesses mais de 500 anos. Segundo o Conselho Indigenista Missionário - Cimi -, o número de assassinatos de índios aumentou 62% entre 2006 e 2007. Os problemas fundiários também são ameaça ao modo de vida dos índios. (Penaforte Diaz)