A Assembléia aprovou, na manhã desta terça-feira, dia 6, o requerimento do deputado Angelo Agnolin (DEM) que tramitou em regime de urgência e solicita ao Conselho Estadual de Educação que a Faculdade Unirg, em Gurupi, seja credenciada como centro universitário. De acordo Agnolin, com a medida, a faculdade ganhará maior autonomia para tomar decisões relativas à estrutura e ao conteúdo dos cursos oferecidos.
Também com tramitação em regime de urgência, foi aprovado o requerimento que solicita medidas que inibam a violação dos direitos das mulheres no sistema prisional do Estado. A matéria, de autoria da deputada Solange Duailibe (PT), será encaminhada para os secretários da Segurança Pública do Tocantins, Hebert Brito Barros, e da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres.
Já o deputado José Viana (PSC) pede ao Governo do Estado que mantenha a roçagem periódica nas laterais da rodovia TO-387, que liga as cidades de Paranã e Palmeirópolis e vai até a divisa com Goiás. Outras solicitações dele sugerem a construção de um Hospital de Doenças Tropicais, um Pronto-Socorro Psiquiátrico e um Hospital de Urgência para Palmas.
Por sua vez, o líder do governo, deputado Júnior Coimbra (PMDB), requer que a Prefeitura de Palmas colete o lixo das quadras 804 Sul a 1206 Sul diariamente. Outras sugestões de Coimbra se referem à construção de casas populares, por intermédio do programa Cidade Solidária do Ministério das Cidades, para Brasilândia. A expansão das vagas para o programa Pioneiros Mirins em Pequizeiro e Pium e a extensão do Programa Zig Zag para Santa Tereza e Sandolândia foram outras solicitações de Coimbra.
O deputado José Geraldo (PTB) requereu que o Governo do Estado construa, em Araguacema, um posto de saúde, uma quadra poliesportiva e amplie a rede de água tratada. O município é destino de pedidos, também de autoria do deputado, para ampliação da cobertura do palco, onde são realizadas as missas do festejo no povoado do Senhor do Bonfim.
Também tiveram seus requerimentos aprovados os parlamentares Josi Nunes (PMDB), quatro, Iderval Silva (PMDB) e Sandoval Cardoso (PMDB), três cada, Stalin Bucar (PSDB), dois e Fábio Martins (PDT), Manoel Queiroz (PT) e Solange Duailibe (PT), um cada. (Glauber Barros)