Secretário de Segurança agradece apoio dos deputados

Por Dicom
07/05/2008 16h59 - Publicado há 16 anos
Assembléia homenageia policiais civis
Durante a sessão especial em comemoração ao bicentenário da Polícia Civil do País e aos 20 anos da do Estado, o secretário estadual de Segurança Pública, Herbert Brito Barros, declarou que a instituição atravessa uma revolução no Estado, “passando do amadorismo ao profissionalismo”. Como representante do governador Marcelo Miranda (PMDB) no evento ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 7, Herbert agradeceu o apoio da Assembléia Legislativa que, segundo ele, foi decisivo para que diversas conquistas da PC fossem alcançadas. Dentre as melhorias citadas pelo secretário estão a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos servidores da Polícia Civil e do estatuto da categoria, da criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), além dos investimentos em qualificação profissional. O GGI, que conta como membro representante do Parlamento com o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Stalin Bucar (PSDB), reúne diversas entidades ligadas à área para tomar decisões conjuntas. Os discursos proferidos na solenidade destacaram os desafios enfrentados pelas autoridades na questão da segurança pública. Para o deputado Eli Borges (PMDB), que falou em nome da bancada governista, “é preciso rediscutir a origem da criminalidade”. O parlamentar enfatizou que, apesar dos investimentos no aparato policial, a desestruturação das famílias, a influência da mídia e a legislação brasileira estimulam os jovens ao crime e favorecem a impunidade. Por sua vez, o deputado Stalin Bucar que discursou em nome da oposição destacou a inclusão de um membro da Assembléia no GGI como um avanço. Ao comentar sobre o estado da segurança no Tocantins, o deputado reconheceu os esforços da polícia diante das dificuldades enfrentadas no setor. “Não é fácil competir com aqueles que trabalham 24 horas para o crime”, declarou. A sessão especial contou com a presença de diversas autoridades da área de segurança pública, dentre elas o superintendente da Polícia Civil no Estado, Abizair Antônio Paniago, o superintendente de Gestão Administrativa e Financeira, José da Cunha Nogueira, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Valdivino Tundelo de Carvalho. Além dos deputados, também prestigiaram a cerimônia dezenas de integrantes da Polícia Civil que lotaram a galeria da Casa e as tribunas de honra. (Glauber Barros)