Escolas da zona rural podem ter aula sobre cuidados com agrotóxicos
Foi apresentado à Mesa Diretora, na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 7, um projeto de lei de autoria do deputado Stalin Bucar (PSDB), que inclui no currículo das escolas públicas da zona rural do Estado, orientações sobre o manejo de agrotóxicos e similares. “É indispensável que nossos jovens da área rural tenham conhecimentos para cuidar da sua saúde e para respeitar o meio ambiente”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o deputado tucano, o objetivo da proposta é ampliar o nível de informação dos alunos sobre o meio ambiente, ecossistemas e interação do ser humano com a natureza “para melhor conservação ambiental de da própria saúde”. Difundir noções corretas sobre a utilização de agrotóxicos e biocidas nas escolas, discutir técnicas alternativas de agricultura e capacitar os professores responsáveis foram outros pontos citados por Stalin Bucar em seu pronunciamento desta tarde.
De acordo com a matéria, o Poder Executivo deve firmar parcerias entre as secretarias estaduais de Educação e Cultura e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o cumprimento efetivo da propositura, visto que tais produtos, quando utilizados inadequadamente, podem trazer graves doenças, como o câncer, e até a morte. (Everton de Almeida)