Aproveitamento da água da chuva é sugerido ao Executivo
A criação de um plano para o aproveitamento dos recursos pluviais nos prédios do Executivo é a proposta de um anteprojeto de lei que acompanha um requerimento, apresentado pelo deputado José Geraldo (PTB) na manhã desta quinta-feira, dia 15. Segundo o autor, a distribuição da água apropriada para consumo é precária no Brasil, visto que “apenas 30% das reservas são destinadas a 90% da população”.
O programa chamado de “plano de água da chuva nas edificações estaduais” terá por objetivo, segundo José Geraldo, captar, armazenar e utilizar águas pluviais, por intermédio de um sistema de calhas coletoras da água da chuva, adaptadas a caixas d’água armazenadoras e coletoras. O anteprojeto especifica ainda que todos os estabelecimentos públicos do Executivo deverão passar por adequações para este fim, sempre que houver condições técnicas.
Segundo o autor da matéria, a proposta poderá corrigir a desigualdade entre a oferta e a demanda regional de água e fazer com que um melhor aproveitamento seja prioridade da administração pública. “É necessário que o povo cobre dos governantes que sejam implantadas ações que garantam nosso desenvolvimento sustentável”, explicou José Geraldo. (Glauber Barros)