José Viana defende famílias atingidas pelas hidrelétricas
Uma ação emergencial para pôr fim ao sofrimento de pequenos produtores rurais atingidos por construções de hidrelétricas no Tocantins, especialmente na região Sudeste, onde está sendo edificada a barragem da UHE de São Salvador (420km de Palmas), foi defendida pelo deputado José Viana (PSC). Ele encaminhou um requerimento na sessão desta quarta-feira, dia 13, no qual solicita que o Poder Legislativo tenha um representante junto à empresa que constrói o empreendimento, visando obter esclarecimentos para interceder em favor da população.
O deputado disse que há descaso e desrespeito com as famílias atingidas, pois a Companhia Energética São Salvador ignora os ribeirinhos e proprietários rurais atingidos pela barragem, cuja previsão de enchimento do reservatório é para novembro de 2008. “As obras estão em pleno vapor e a empresa não indenizou, até o presente momento, nenhuma família. Os moradores tradicionais estão sendo enxotados e as avaliações das propriedades são sempre aquém”, denuncia.
José Viana comentou também sobre os reassentamentos que não têm infra-estrutura adequada e que quase sempre as pessoas têm dificuldades de acesso às necessidades básicas como a água. “Não se trata de ser contra esse tipo de empreendimento, quero apenas apontar as injustiças que sofre a população atingida e defender seus direitos”, concluiu. (Penaforte)