O deputado César Halum (DEM) é o primeiro parlamentar tocantinense a presidir a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 30, após a assembléia geral ordinária da entidade prestar contas do exercício fiscal de 2007 e realizar a eleição da nova diretoria para a gestão 2008/2009. A solenidade aconteceu durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE).
Além de Halum, a comitiva do Tocantins contou com a presença do presidente da Casa, deputado Carlos Gaguim, bem como os parlamentares Amélio Cayres (PR), Fabion Gomes (PR), Iderval Silva (PMDB), José Geraldo (PTB), Júnior Coimbra (PMDB), Paulo Roberto (DEM), Raimundo Palito (PP), Stalin Bucar (PSDB), Luana Ribeiro (PR), José Viana (PSC), Sandoval Cardoso (PMDB), Fábio Martins (PDT), Valuar Barros (DEM) e Angelo Agnolin (DEM). O encontro contou ainda com cerca de 1.500 participantes, inclusive delegações de parlamentares da Rússia, Argentina, México, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e China.
Histórico
A Unale, com sede em Brasília (DF), foi criada em 30 de maio de 1996, em Belém (PA), por iniciativa do colegiado de Presidentes das 26 Assembléias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que decidiram se unir em torno de uma entidade, que absorvesse as atividades de todos com uma dimensão maior à representação parlamentar.
Atualmente 1.059 deputados estaduais estão filiados à entidade que tem como objetivos principais o fortalecimento do Legislativo Estadual e do Sistema Federativo; a defesa dos interesses dos estados junto aos órgãos federais; a promoção do intercâmbio e da cooperação técnica entre as Assembléias; o aperfeiçoamento das instituições democráticas; além da defesa e da valorização da classe política. (Com informações da assessoria da Unale)