Projetos propõem soluções para reutilização do lixo
Quatro projetos de lei, de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apresentados recentemente à Mesa Diretora da Assembléia, propõem políticas públicas de preservação ambiental. As matérias abordam assuntos específicos como reciclagem, despoluição de rios e destinação e recolhimento do óleo, utilizado em frituras. “São ações que queremos estender a todo o Tocantins. Somos um Estado que já conta com uma legislação ambiental própria e é importante que a população tenha uma participação ativa no processo”, defende Gaguim.
O presidente sugere ao Governo do Estado que institua o “Programa Tocantins Limpo”. A intenção é conscientizar a população quanto à proteção do meio ambiente, propondo a manutenção e limpeza das vias públicas urbanas, das rodovias, dos rios, lagos, parques e praças. Outro projeto foca a reciclagem de materiais utilizados na administração pública estadual, como a reutilização, coleta e reciclagem de papel. O objetivo é dar o exemplo para a comunidade, contribuindo efetivamente para reduzir os danos ambientais.
Ainda na área de reciclagem, Carlos Gaguim propõe a criação do “Programa Estadual de Destinação e Recolhimento do Óleo Vegetal, utilizado na fritura de alimentos em órgãos públicos. A prática visa a diminuir o lançamento de óleo vegetal nos encanamentos que ligam a rede coletora de esgoto, cujos resíduos poluem os rios tocantinenses.
Também o recolhimento e o reaproveitamento de entulhos da construção civil estão sendo contemplados em mais um projeto do deputado. A idéia é incentivar a criação, em cada município, de indústrias voltadas para a reciclagem de materiais descartáveis nas obras. Segundo o projeto, o material reciclado seria destinado, por exemplo, para a construção de casas populares. (Penaforte Diaz)