Em seu discurso da tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 12, o deputado Stálin Bucar (PSDB) lamentou o estado em que se encontra o Rio Araguaia que, segundo ele, é de devastação. “Fui superintendente do Ibama e conheci um rio vistoso e cheio de peixes que não existe mais”, declarou.
Stálin responsabilizou as cooperativas de pesca do Pará pelo problema. De acordo com ele, os pescadores sobem o rio, lançam suas redes, levam os peixes para vendê-los em sua região de origem e deixam o Araguaia devastado, prejudicando a natureza local e as populações que vivem dele para sobreviver, especialmente na cidade de Araguacema. O deputado criticou ainda o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) pela falta de número suficiente de funcionários e de estrutura adequada para cumprir o trabalho de fiscalização.
Outros parlamentares manifestaram apoio ao discurso de Stálin. Entre eles, o líder da bancada do governo, deputado Paulo Roberto (PMDB), que prometeu apoio para a tomada de providências para solucionar o problema. Já Marcello Lelis (PV) lembrou que a preservação do meio ambiente requer uma nova conduta por parte dos cidadãos e Júnior Coimbra (PMDB) chamou de vândalos os pescadores que depredam o rio, declarando seu apoio para o aumento de número de funcionários para a fiscalização na região. (Glauber Barros)