O presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), propôs, durante o lançamento da terceira edição da Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Tocantins, feita pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), a criação de uma comissão de incentivo à indústria e ao comércio na Casa. O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 10 e contou com a presença do presidente da Fieto, o ex-deputado Eduardo Machado.
A importância do documento foi ressaltada pelo presidente Carlos Gaguim, quando lembrou que as indústrias só virão para o Estado se houver mão-de-obra qualificada.
Já o presidente da Fieto informou que a Agenda Legislativa da Indústria traz as propostas parlamentares relevantes para o setor empresarial tocantinense que tramitam na Assembléia do Estado do Tocantins e no Congresso Federal. Este ano, segundo ele, foram contemplados 31 projetos, com os temas voltados para a infra-estrutura, tributação, assuntos institucionais, meio ambiente, educação e microempresa e empresas de pequeno porte. “O Tocantins é um dos poucos Estados que não têm uma lei que protege a micro e a pequena empresa”, alerta Eduardo Machado.
Outras reivindicações, feitas durante a solenidade, foram quanto à desburocratização do processo da reforma tributária em nível estadual e a consolidação do desenvolvimento sustentável na região amazônica, da qual o Tocantins faz parte. O presidente da Fieto também agradeceu e elogiou Carlos Gaguim, por ser sempre parceiro da iniciativa privada que, de acordo com ele, “tem como meta o desenvolvimento e o crescimento do Tocantins”. Ele destacou que o Senai pretender atender a 14 mil matrículas até 2010. (Everton de Almeida)