Fabion representa Legislativo em congresso de municípios

Por Dicom
11/06/2008 13h07 - Publicado há 16 anos
Abertura do II Congresso de Municípios
Apenas 13 dos 139 municípios tocantinenses estiveram representados na abertura do II Congresso de Municípios do Estado do Tocantins, na noite desta terça-feira, dia 10, evento organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O primeiro-vice-presidente, o parlamentar Fabion Gomes (PR), representando o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), prestigiou e salientou a importância da solenidade. “O objetivo do congresso é viabilizar o debate e propor soluções para os problemas enfrentados pelos municípios, melhorando a qualidade da vida do povo”, afirmou. Fabion ainda ressaltou a responsabilidade do Poder Legislativo de sugerir políticas públicas que facilitem a gestão dos prefeitos, pois, “muitas vezes”, segundo ele, “os recursos financeiros não atendem às necessidades das cidades, devido ao endividamento com o INSS”. Os deputados José Viana (PSC), Valuar Barros (DEM) e César Halum (DEM) também estiveram presentes na solenidade. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Alvorada, José George Wached (PMDB), lembrou que o papel da instituição é tentar trazer apoio para os municípios, buscando parcerias com o governo estadual e federal, além de visar à melhoria da qualidade de vida para a população. Ele informou que o congresso ajudará a identificar as maiores dificuldades que serão levadas na próxima marcha dos prefeitos à Brasília e também encaminhadas aos secretários de governo. O governador Marcelo Miranda (PMDB) foi homenageado por sua gestão. Durante seu pronunciamento, ele frisou sua vontade de ver o maior número possível de cidades representadas. “Que todos os 139 municípios participem e entendam a importância deste momento que serve para a formação de prefeitos capazes e criativos”, disse o governador. O II Congresso dos Municípios do Estado do Tocantins continua nesta quarta-feira, com palestras com temas, como “A reforma tributária na visão dos municípios”, “Gestão Ambiental”, “Pregão como forma de economia e transparência”, dentre outros. Na quinta-feira, dia do encerramento, haverá mesas redondas para discussão do papel do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público da União (MPU) no desenvolvimento das cidades e, com representantes do INSS e ATM, para encontrar soluções para o endividamento dos municípios. (Everton de Almeida)