A criação do curso de libras, destinado às pessoas surdas, é o teor de um requerimento de autoria do deputado José Geraldo (PTB), aprovado na ordem do dia desta terça-feira, dia 17. A solicitação é destinada ao Governo do Estado e propõe a criação do devido curso para atender gratuitamente a professores e alunos da rede pública estadual.
José Geraldo também encaminhou um anteprojeto de lei, por intermédio de requerimento aprovado, que sugere ao Executivo a criação de normas para a comercialização de metal utilizado no Estado do Tocantins. O principal objetivo do deputado é, segundo ele, coibir os furtos, as danificações nas redes de energia elétrica e a receptação de metais roubados.
Após ter solicitado a contratação de geriatras para as equipes de atenção à saúde do idoso, o deputado Stalin Bucar (PSDB) encaminhou um anteprojeto ao Governo, por meio de requerimento também aprovado, propondo a inclusão de fisioterapeutas nas equipes de saúde que atendem à melhor idade no Estado do Tocantins.
A reivindicação da criação de Vara Criminal Especializada em crimes contra crianças e adolescentes, pelo Tribunal de Justiça do Estado, foi o teor da matéria aprovada de autoria da deputada Solange Duailibe (PT).
Já as matérias que solicitam financiamento para lavouras comunitárias, por meio do Banco da Gente, recuperação asfáltica, distribuição de sementes para assentamentos, e a construção de playground são de autoria dos deputados Fábio Martins (PDT), Iderval Silva (PMDB) e Paulo Roberto (DEM). As medidas vão beneficiar as cidades de Pugmil, Monte Santo, Ipueiras, Buriti do Tocantins e Taguatinga. Ao todo, 11 proposituras foram aprovadas na ordem do dia da sessão desta terça-feira. (Elpídio Lopes)