Os alunos da rede pública de ensino médio podem receber testes vocacionais gratuitos. Pelo menos é o que propõe o deputado José Geraldo (PTB) que apresentou, na sessão matutina desta quarta-feira, dia 18, um anteprojeto de lei, encaminhado por meio de um requerimento, sugerindo ao Executivo a implantação do benefício. O parlamentar também teve um projeto de resolução que cria o “Ligue Cidadão” enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Outra matéria apresentada foi do deputado Sandoval Cardoso (PMDB) e propõe que uma entidade do sul do Estado seja declarada de utilidade pública.
A implantação gratuita do teste vocacional é considerada por José Geraldo fundamental porque, segundo o parlamentar, “os jovens da rede pública não têm orientação especializada nem condições financeiras para arcar com as despesas do teste”. O deputado sugere que a Secretaria Estadual de Educação ofereça o teste aos alunos que o solicitarem nas escolas em que estão matriculados.
Também é de autoria de José Geraldo o projeto de resolução que propõe a criação do serviço “Ligue Cidadão”, para receber sugestões e denúncias relacionadas à gestão pública. A matéria que visa, segundo o autor, “estimular a população a participar da fiscalização do patrimônio público e do processo legislativo” foi enviada à CCJ.
Já o deputado Sandoval Cardoso apresentou um projeto de lei que solicita que seja declarada de utilidade pública a Associação dos Produtores Rurais do Sul do Município de Goiatins. Segundo o parlamentar, a entidade defende os interesses de uma categoria que contribui para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. (Glauber Barros)