A implantação de medidas imediatas para combater as queimadas no extremo-norte do Estado foi o teor do requerimento do deputado Iderval Silva (PMDB) que teve a urgência aprovada na sessão desta terça-feira, dia 1o, e entra na votação da próxima sessão ordinária. O deputado quer a implementação do “Protocolo do Fogo”, por intermédio da Fundação Natureza do Tocantins - Naturatins - em 10 cidades da região do Bico do Papagaio: Axixá, Augustinópolis, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Praia Norte, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo. “É uma área, onde há expansão da agricultura, com altas temperaturas e desmatamento, muito propícia para os focos de calor no período de estiagem”, alerta Iderval.
Transporte
Mais duas urgências foram aprovadas na sessão desta terça-feira. A de autoria do deputado Stalin Bucar (PSDB) solicita a revisão das normas para desembarque de passageiros na travessia das balsas, baixadas pela Capitania dos Portos Araguaia-Tocantins. De acordo com o deputado, as pessoas não podem permanecer no interior do carro, quando o veículo deixa a balsa. “As atuais exigências dificultam a vida das pessoas, especialmente dos idosos, gestantes e criança que, no momento do desembarque, sofrem com a poeira na época da seca e com a lama, durante o inverno. No embarque, ainda é justificável, pois há possibilidades de acidentes, mas, na saída, o perigo não existe”, afirma.
A terceira urgência aprovada foi do deputado José Viana (PSC) que solicita ao Governo do Estado a doação de uma área para o Aeroclube de Palmas. Segundo o deputado, o atual estacionamento disponível fica no hangar do Estado, cuja capacidade está esgotada, devido ao considerável aumento de aeronaves que utilizam o local. “Esta área vai beneficiar o setor que vem registrando crescimento”, afirma. (Penaforte Diaz)