Com a segunda vitória consecutiva para a presidência da Assembléia Legislativa, o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) consolidou o apoio que vinha conquistando entre os deputados e servidores no Parlamento Tocantinense. Após a eleição, vários deputados manifestaram publicamente seu voto, sob os aplausos da galeria lotada de amigos, familiares e funcionários da Casa.
“A recondução por unanimidade é um privilégio para quem tem boa aceitação e fez uma excelente gestão. Vemos aqui o resultado do que ele plantou na condução dos trabalhos na Assembléia. Gaguim agrega todas as bancadas, os servidores da Casa e o sentimento do Governo do Estado. Estamos apenas referendando o êxito das ações do presidente ”, ressaltou o líder da bancada do governo, deputado Junior Coimbra (PMDB), que foi eleito primeiro-vice-presidente da Casa também para o próximo biênio.
Na opinião do deputado Stalin Bucar (PSDB), a reeleição do presidente foi positiva. “Ele demonstrou habilidade, competência, companheirismo e que tem metas aceitas pelos seus pares”, lembrou Bucar. O deputado Marcelo Lelis (PV) reforçou as palavras de Bucar, afirmando que o presidente demonstrou habilidade, dando apoio aos parlamentares e respeitando o espaço da oposição para suas manifestações. “Por isso apoiamos sua permanência no cargo”, concluiu.
O deputado Raimundo Moreira (PSDB), um dos articuladores da primeira campanha do peemedebista à presidência, afirmou que “Gaguim promoveu a conciliação e resgatou a tranqüilidade na Casa. É natural que houvesse consenso quanto a seu nome, em reconhecimento ao belo trabalho que desenvolveu, de um modo geral, no Parlamento. Por isso, sua reeleição foi justa”. Já a deputada Solange Duailibe (PT) destacou o empenho de Carlos Gaguim em priorizar a independência do Poder Legislativo. “Ele tem feito um grande trabalho e eu só tenho que parabenizar esta Casa que o reconduziu à presidência”, declarou.
Dentre os deputados que também manifestaram apoio ao presidente estão Luana Ribeiro (PR), Amélio Cayres (PR), Cacildo Vasconcelos (PP), Paulo Roberto (DEM), Ângelo Agnolin (DEM), Manoel Queiroz (PT), Raimundo Palito (PP), Fabion Gomes (PR), Josi Nunes (PMDB) César Halum (DEM) e Iderval Silva (PMDB). (Penaforte Diaz)