Um semestre de interação com a população

Por Dicom
24/07/2008 12h47 - Publicado há 15 anos
Mesa Diretora da Assembléia Legislativa
No primeiro semestre legislativo, o Parlamento Tocantinense, além de dinamizar as atividades para limpar a pauta de projetos que tramitavam na Casa, também propôs várias inovações. O aumento salarial de 25% para os servidores efetivos, a criação do espaço Assembléia On-line, o convênio entre a Asleto e a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) que oferece os cursos telepresenciais de Ciências Contábeis e Administração aos funcionários e a seus dependentes, a instalação da Ouvidoria e da Procuradoria Parlamentar e da Fundação Rádio e Televisão são algumas delas. Para que acontecesse essa dinamização na Assembléia, foram feitos alguns ajustes no Regimento Interno, por meio de projetos de resolução. Pode-se destacar a alteração da data da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio legislativo, o que permitiu que o pleito para 2009/2010 ocorresse na primeira quinzena de julho. O resultado teve unanimidade: o deputado Carlos Gaguim foi reeleito, com elogios de todos os parlamentares. Os comentários retratavam sobre uma liderança que ajudou a unir o Parlamento de forma democrática e igualitária. Assembléia On-line O programa beneficia estudantes de toda a Capital com internet gratuita para pesquisa escolar, além de aproximar a juventude do Parlamento, o que possibilita que ela fique por dentro das leis que estão em tramitação e proporciona um maior contato entre os jovens e a Casa. Atualmente, o programa já conta com mais de 500 usuários cadastrados. Uniderp Os cursos telepresenciais de Ciências Contábeis e Administração, com mensalidades acessíveis aos servidores e a seus dependentes, possibilitou a muitos a realização do sonho de cursar o ensino superior, qualificando também o quadro de funcionários da Assembléia. É oferecido também um curso de pós-graduação pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) no auditório Sebastião Borba. Ouvidoria e Procuradoria Parlamentar Demonstrando que o Parlamento está atento às necessidades da sociedade, a instalação da Ouvidoria Parlamentar tem como objetivo examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações da sociedade civil sobre ilegalidades, abusos de poder e mau funcionamento dos serviços administrativos da Assembléia. Já a Procuradoria Parlamentar visa defender juridicamente os membros em mandato de ataques à sua imagem e honra. Rádio e TV Assembléia Durante todo o semestre legislativo, a Assembléia fez o possível para interagir diretamente com a sociedade tocantinense e, no final dele, foi aprovado um projeto que amplia e consolida esse compromisso: a criação da Fundação Rádio e Televisão que contará com dois canais, um analógico e outro digital. Através deles, serão veiculados programas informativos, culturais, educativos, com dados a respeito dos trabalhos do Poder Legislativo Estadual, democratizando o conhecimento a respeito de seus atos. (Everton de Almeida e Patrícia Sampaio)