Comunidades negras e quilombolas podem ser beneficiadas pela Funasa
Para atender as necessidades básicas de dezesseis comunidades negras e quilombolas em todo o Estado, o deputado Iderval Silva (PMDB), solicitou à Fundação Nacional de Saúde – FUNASA -, a inclusão dessas localidades nos Programas de Saneamento e Habitação Rural, desenvolvido pelo órgão. A solicitação do deputado foi aprovada na sessão desta quarta-feira, dia 6, dentre os sete requerimentos constantes na Ordem do Dia.
“A intenção é beneficiar cerca de 3.500 pessoas que têm dificuldades com a falta de saneamento básico, serviços de saúde e moradia. Nessas comunidades registra-se grande índice de mortalidade por falta desses serviços, comprometendo o desenvolvimento sócio econômico de nossa gente”, alerta Iderval.
De autoria do presidente da Assembléia, deputado Carlos Gaguim (PMDB), foi aprovada uma matéria que solicita ao Executivo que seja instituído o “Programa Estadual de Atendimento às Crianças e Adolescentes “Preserve a Vida”. Já o deputado Manoel Queiróz (PT), pediu a instalação da rede de energia elétrica na Escola Família Agrícola, na Vila Tocantins, no município de Esperantina. Também foram aprovados solicitações dos deputados Paulo Roberto (DEM) e José Geraldo (PTB). (Penaforte Diaz)