O presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), elegeu, nesta semana, como prioridade o investimento em educação e em comunicação e, ainda, contra a violência. As áreas foram objeto de projetos de lei de autoria do presidente que foram encaminhados, na sessão desta terça-feira, dia 19, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Na área de Saúde, Carlos Gaguim solicita que seja estabelecido como dia estadual da hemofilia o dia 17 de abril. O deputado esclarece que a Federação Mundial de Hemofilia já instituiu a data em nível internacional, devido ao nascimento do fundador da federação, Frank Snebel.
A intenção é também, segundo ele, a de estimular a divulgação da doença em eventos realizados no Estado, a fim de proporcionar debate acerca dos tratamentos e das políticas a serem adotadas para a melhoria do atendimento e a inclusão social dos pacientes.
Em relação à violência e à criminalidade, o presidente Carlos Gaguim pretende que o Poder Executivo mantenha organizado um banco de dados e que a Secretaria de Segurança Pública divulgue, semestralmente, os índices, como o número de ocorrências realizadas, as prisões, dentre outros, no Diário Oficial do Estado.
O uso de celular dentro das salas de aula passa a ser proibido, após a aprovação e a publicação da lei de autoria do presidente do Parlamento. Sua justificativa é embasada em relatos de professores que asseguram que a utilização da aparelhagem compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, causando severos prejuízos aos próprios estudantes. (Henriette Motta)