Direitos Humanos são debatidos em videoconferência

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Sala de videoconferência
Estudantes, profissionais de comunicação e de outras áreas estiveram presentes à videoconferência Políticas Públicas em Comunicação Social, promovida pelo Interlegis, programa do governo federal que busca integrar as assembléias legislativas do País. A palestra aconteceu nesta quarta-feira, dia 6, foi transmitida ao vivo do auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal em Brasília, organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e presidida pelo deputado federal Luís Couto (PT-PB). No evento, foram tratados temas como democratização dos meios de comunicação, convergência tecnológica, tevê pública e televisão digital, ministrados por diversos palestrantes. Em seguida, foi dada oportunidade de intervenção e pergunta para a platéia de todos os Estados da Federação. A estudante Nádia Sousa, por exemplo, foi uma das que gostou da experiência. “Seria importante que a sociedade inteira debatesse esses temas”, afirmou. Já o professor José Fernando Cavalcante salientou que esses eventos servem para despertar a consciência geral de que “direitos humanos não são só para presidiários, mas visam ao conjunto da população”. Elogiando também o evento, Denílson Barbosa de Castro, professor de História e membro do Comitê de Educação e Direitos Humanos da UFT, preveniu que tratar do tema seja importante para evitar que desvios ocorram no Estado. Ele acrescentou que há uma mobilização nacional sobre o tema e que o Tocantins está integrado a ela. Interlegis O programa é desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e visa modernizar e integrar uns com os outros e com a sociedade os poderes legislativos nos níveis federal, estadual e municipal. Para isso, são utilizadas as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados) que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas e os legisladores e entre o poder legislativo e o público, buscando aumentar a participação popular no processo legislativo. Todas as assembléias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas. (Glauber Barros)