Cidadãos que ajudaram a construir o Estado devem ser homenageados

Por Dicom
25/08/2008 09h21 - Publicado há 15 anos
Presidente do Legislativo Tocantinense
No intuito de homenagear os cidadãos que trabalharam na construção do Estado, o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apresentou, na manhã desta quarta-feira, dia 20, três projetos de lei à Mesa Diretora. Dois deles prestigiam “in memoriam” moradores do município de Monte do Carmo e o outro, um servidor público na Capital. Um dos homenageados é o comerciante, político e fazendeiro, Condorcet Cavalcante Pacheco. Conhecido popularmente como “Senhor Condim”, Pacheco foi um dos idealizadores da emancipação do município de Monte do Carmo. A matéria do presidente propõe que a feira coberta da cidade receba o nome do pai do atual prefeito. Carlos Gaguim sugere ainda a denominação do Centro de Convivência de Monte do Carmo de Edmunda Aires Cavalcante, mais conhecida como “Tia Dedé”. De acordo com o autor, dona Edmunda “dedicou sua vida a ajudar as famílias carentes do município”. Também foi proposta a denominação do Instituto de Criminalística do Tocantins, em Palmas, de Valdivino Tundelo de Carvalho, em homenagem ao perito criminal que trabalhou durante 14 anos no Estado e faleceu, recentemente, vítima de um acidente automobilístico. Nos últimos dois anos de sua vida, de acordo com Carlos Gaguim, Tundelo foi responsável pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica. (Glauber Barros)