Ritmo de trabalho na Assembléia Legislativa continua normal
Mesmo em época de campanha eleitoral, os deputados continuam em ritmo normal nos trabalhos legislativos e comparecem às sessões ordinárias na Casa de Leis para apreciar matérias de interesse do Estado. Na sessão desta terça-feira, dia 26, um dos assuntos abordados foi a saúde do grupo da melhor idade, tema de um requerimento de autoria do deputado Iderval Silva (PMDB). A matéria solicita ao Governo do Estado a criação de um programa de prevenção e tratamento da osteoporose na rede hospitalar.
Para o autor da matéria, “a incidência deste mal está crescendo e é necessário um tratamento específico para combatê-lo”. O parlamentar salientou ainda que a carência de recursos e de informação sobre a doença entre as pessoas da terceira idade é outro motivo para a implantação do programa.
Além do requerimento de Iderval, outras 11 solicitações foram aprovadas na ordem do dia. Cinco matérias são de autoria do deputado Fábio Martins (PDT) e pedem ao Governo de Estado a concessão de máquinas para a abertura de cacimbas e pequenas represas nos municípios de Silvanópolis, Santa Rosa, Ponte Alta, Mateiros e Couto Magalhães. O pedido do parlamentar visa atender a uma demanda dos produtores rurais dessas localidades.
O deputado Paulo Roberto (DEM) requer ao Executivo dois levantamentos. Um a ser realizado em parceria com o município de Aurora e visa avaliar o potencial turístico da região. A outra pesquisa busca informações precisas sobre os prejuízos causados pela estiagem à agricultura no sudeste tocantinense.
Também foi aprovado o pedido do deputado Eli Borges (PMDB) para que sejam instalados, na ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Paraíso, recipientes de lixo e placas de conscientização ecológica.
Dois requerimentos que encaminham anteprojetos de lei de autoria do deputado José Geraldo (PTB) também receberam a anuência dos parlamentares. José Geraldo solicita a inclusão nas contracapas dos cadernos distribuídos pela rede pública de ensino de mensagens que alertem para o perigo representado pelas drogas.
No outro anteprojeto, o deputado propõe a inclusão do conteúdo relativo à educação moral e cívica na grade curricular do ensino fundamental e médio das escolas públicas do Estado. (Glauber Barros)