Carlos Gaguim prestigia reunião de planejamento do Banco da Amazônia

Por Dicom
02/09/2008 17h35 - Publicado há 15 anos
Presidente durante o evento
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), participou do Encontro Estadual para o Planejamento do Desenvolvimento Regional promovido pelo Banco da Amazônia na noite desta segunda-feira, dia 1°. O chefe do Legislativo prestigiou uma reunião de dirigentes do banco, empreendedores e autoridades cujo objetivo é coletar informações para a previsão da aplicação dos recursos da instituição para o ano de 2009. Durante a solenidade de abertura do evento, a relevância dos investimentos do Banco da Amazônia para o desenvolvimento tocantinense foi destacada pelas autoridades. Segundo a superintendente da entidade no Estado, Mariza Maracaípe, “81% dos créditos de fomento do Tocantins são do Basa”. Por sua vez, o presidente da instituição, Abidias José de Souza Júnior, informou que o Tocantins é o segundo estado que mais recebeu investimentos na região de atuação da instituição. “Os recursos aplicados totalizam R$ 1,9 bilhão de reais”, informou. Outro dado apresentado por Souza Júnior mostra que o valor dos contratos fechados pela entidade aumentou 141% no primeiro semestre de 2008 em comparação com o mesmo período do ano passado. “Esse crescimento significa um total de R$ 900 milhões de reais em negócios firmados neste ano”, declarou. O encontro contou ainda com palestras que abordaram diferentes perspectivas do desenvolvimento tocantinense vistos pela contribuição da gestão do setor privado, oportunidades para o crescimento dos setores produtivos e políticas e estratégias do Banco da Amazônia que contemplem o desenvolvimento sustentável. Além do presidente do Parlamento, participaram do evento os Secretários de Estado da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, que representou o governador Marcelo Miranda (PMDB), da Agricultura, Roberto Saihum e do Planejamento, José Augusto Pires Paula. O presidente da Fieto, Eduardo Machado, o Superintendente do Sebrae no Estado, Paulo Massúia e professor Wolfgang Tesk, que representou o prefeito de Palmas, são outras autoridades que participaram da cerimônia. (Glauber Barros)