Nove matérias do presidente são encaminhadas à CCJ

Por Dicom
03/09/2008 18h14 - Publicado há 15 anos
Pres. Carlos Gaguim (PMDB)
Nove matérias do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foram encaminhadas na manhã desta quarta-feira, dia 3, para Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa. A intenção, de acordo com o autor da matéria, é de “conservar a identidade da cultura tocantinense”. As propostas que sugerem a declaração de bens como patrimônio histórico e cultural a diversas construções e festas tradicionais do interior do Estado foram apresentadas a semana passada no plenário do Legislativo. Os projetos contemplam obras e manifestações culturais dos municípios de Tocantinópolis, Porto Nacional, Tocantínia, Paranã, Dianópolis, Monte do Carmo, Natividade e Arraias. Para o município de Tocantinópolis, Carlos Gaguim propõe o título a Catedral Nossa Senhora da Consolação e do Seminário João XXIII. Em Porto Nacional, o presidente do Parlamento propõe a proteção da Catedral Nossa Senhora das Mercês, do Seminário São José, do prédio da Prefeitura Velha, do Caetanato, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, do prédio do Abrigo João XXIII, da residência do Sr. Oswaldo Ayres e da residência de Custódia Pedreira. Já em Tocantínia, o monumento prestigiado é a igreja que leva o nome da cidade. No sudeste do estado, no município de Paranã, são contempladas as casas que pertenceram aos coronéis Evaristo Bezerra e Vitor Lino, além da Igreja Matriz de São João Batista e da cadeia velha. A capelinha dos nove, a prefeitura velha, a casa do coronel Woney, a Igreja da Sagrada Família e de São José das Missões são as obras prestigiadas em Dianópolis. Em Natividade, Gaguim propõe que seja declarada de bens histórico e cultural as igrejas Matriz do Rosário dos Pretos e de São Benedito, além do prédio da antiga cadeia pública. Outras construções históricas prestigiadas no município são a casa de Salvador José Ribeiro e as ruínas de São Luís. Em Monte do Carmo, o autor da matéria sugere a titulação a Igreja Nossa Senhora do Rosário e das ruínas do Arraial do Carmo. Em Arraias, a Igreja Matriz, a Praça coronel Joaquim de Sena e Silva e as ruínas da casa do feitor na Chapada dos Negros também são reconhecidas pela proposta do presidente do Legislativo. Mas não apenas obras históricas são prestigiadas pelas matérias. As tradicionais festas de São Sebastião, do Imperador, do Divino Espírito Santo, de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário também estão incluídas nas propostas de Gaguim. As matérias abrangem ainda expressões culturais como a sússia, a dança do tambor, os congos, as taieiras e os caretas. (Glauber Barros)