Solidariedade marcou evento beneficente na Assembléia
A consciência social e a alegria em ajudar o próximo foram as atitudes visivelmente dominantes no “Dia de Responsabilidade”, evento beneficente realizado na Assembléia Legislativa, na manhã deste sábado, dia 27. As declarações de alguns dos alunos da Uniderp que trabalharam voluntariamente servem para mostrar o sentimento dominante na ocasião. Um exemplo é o da aluna do curso de Ciências Contábeis, Vanda Alencar, que afirmou rindo que “o trabalho é muito satisfatório e deixa a todos felizes, além de servir de aprendizado para gente também”.
O mesmo sentimento é compartilhado por Cleida Alves dos Santos, também estudante de Ciências Contábeis. “A gente não sabe se a satisfação maior é a nossa ou de quem está recebendo o benefício”, declarou. Outra voluntária no evento, a cabeleireira Genea Rodrigues Silva, resumiu bem a sensação do trabalho beneficente: “a gente se sente melhor em ajudar o próximo”.
Obviamente, o contentamento foi partilhado pelos beneficiados. Para a estudante Marina de Araújo, de 12 anos, “a atitude foi muito legal de reunir as crianças e mostrar que elas não estão sozinhas e desamparadas”. Já o aluno Marco Roberto Salino, 18, reconheceu que o evento “é uma forma de beneficiar a população”.
As palestras educativas sobre segurança no trânsito foram outro destaque do Dia da Responsabilidade. A secretária do pólo da Uniderp em Palmas, Leuza Borges, explica por que foram priorizados os menores como público-alvo. Segundo ela, “se as crianças forem corretamente orientadas elas cobrarão ações corretas dos seus pais e se tornarão adultos mais conscientes também”.
Uma mostra disso está na palavra de Pedro Souzacruz, 12 anos, que assistiu à palestra. Para ele, “a gente tem que ter responsabilidade no trânsito com o pedestre, o veículo, o motorista e na vida também”. Que ele sirva de exemplo!
O evento foi organizado pelos alunos dos cursos da Uniderp no Parlamento, com o objetivo de contemplar estudantes de escolas públicas e privadas, com idade entre oito a 14 anos, por intermédio de diversos serviços gratuitos e palestras educativas.(Glauber Barros)