Deputado quer a construção de 250 poços artesianos no sudeste
Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca que castiga a região sudeste do Tocantins, o deputado José Viana (PSC) defende a construção emergencial de mais de 250 poços artesianos para atender a propriedades rurais em 12 municípios. “Essa situação vem se repetindo com mais freqüência e precisamos achar uma solução. Nossa região tem muita água potável no subsolo e os poços artesianos vão amenizar com mais eficiência os efeitos da estiagem”, apontou em seu discurso, na sessão matutina desta quinta-feira, dia 9.
O deputado reforçou que a construção dos poços artesianos convencionais é uma solução de curto prazo, com baixo custo e que disponibilizará águas mais puras e com sais minerais para a população e os animais. “Além disso, o agricultor continuará ter sua fonte de água por muitos anos, consumindo diretamente, sem necessidade de tratamento químico, independente das redes de abastecimento, livre de defeitos, cortes temporários, contribuindo para amenizar os problemas de estiagem e de poluição”, garante José Viana.
Água subterrânea
A água subterrânea é utilizada há milênios pelo homem, e é encontrada praticamente em todas as regiões do globo. Ela se aloja em poros, fendas ou fissuras das rochas que compõem o subsolo da crosta terrestre, formando um reservatório natural de água potável isenta de qualquer impureza ou contaminação bacteriológica. Estima-se que o subsolo aqüífero represente 97% da reserva de água doce do mundo. Para seu aproveitamento, utiliza-se o poço tubular profundo, também conhecido como “poço artesiano”. (Raimundo Penaforte)