Deputados apreciam onze matérias nas comissões

Por Dicom
28/10/2008 11h36 - Publicado há 15 anos
Deputados nas comissões
Três projetos de lei do Executivo e oito do Legislativo receberam parecer favorável nas reuniões das comissões conjuntas realizadas na manhã desta quinta-feira, dia 23, no Parlamento Tocantinense. Uma delas, relatada pelo deputado Sandoval Cardoso (PMDB), cria uma ação no Plano Plurianual 2008-2011 para restaurar laboratórios didáticos de ciências. As outras propostas do governo do Estado propõem doações de terrenos para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e altera a remuneração dos defensores públicos do Estado. Os relatores destas matérias são os deputados Júnior Coimbra (PMDB) e Raimundo Palito (PP), respectivamente. Três dos projetos de lei da Assembléia Legislativa são de autoria do presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Dentre elas, a matéria que cria o dia estadual de luta contra o câncer infanto-juvenil, em 23 de novembro, e que contou com a relatoria de Solange Duailibe (PT). Em outro projeto, relatado por Raimundo Moreira (PSDB), o presidente Carlos Gaguim propõe a denominação da rodovia TO-181 em homenagem ao desbravador Dorival Roriz. O presidente do Legislativo também homenageia Leôncio de Souza Miranda ao propor que a ponte sobre o rio Tocantins entre aquele município e Pedro Afonso receba o nome do ex-prefeito de Tupirama. A matéria também recebeu parecer favorável do deputado José Viana (PSC). Também foi aprovada nas comissões uma proposta que concede título de cidadão tocantinense para o professor Fidêncio Bogo, de autoria de Josi Nunes (PMDB) e com relatoria de Raimundo Palito. A Associação dos Idosos do Município de Itaguatins (AIMI) pode receber uma declaração de utilidade pública graças à iniciativa do parlamentar Iderval Silva (PMDB) e ao parecer favorável que Raimundo Moreira concedeu à matéria. A denominação da ponte sobre o Rio Manuel Alves no município de Goiatins é a homenagem proposta por Paulo Roberto (DEM), e relatada por Fábio Martins (PDT), ao ex-prefeito daquela cidade, Antônio de Souza Porto. Já o parlamentar Eduardo do Dertins (PPS) propõe a criação do “ano do trabalhador”. Sua matéria recebeu parecer favorável do deputado Júnior Coimbra. O deputado Raimundo Palito também teve um projeto aprovado que cria a semana da saúde bucal no Estado, na última semana do mês de outubro. A matéria recebeu o parecer favorável de José Viana. (Glauber Barros)