LDO é aprovada na Assembléia Legislativa

Por Dicom
30/10/2008 10h40 - Publicado há 15 anos
Matérias são aprovadas em extraordinárias
A Assembléia Legislativa aprovou, no início da tarde desta terça-feira, dia 28, onze projetos de lei, sendo quatro de autoria do Executivo e sete do Legislativo, em oito sessões extraordinárias. Dentre as matérias do Executivo, foi aprovada a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o ano de 2009, que teve como relator o deputado César Halum (DEM). Outras matérias do Governo do Estado propõem uma ação no Plano Plurianual 2008-2011 para restaurar laboratórios didáticos de ciências, a doação de terrenos para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a alteração de 8% dos vencimentos dos defensores públicos do Estado. Os projetos foram relatados pelos deputados Sandoval Cardoso (PMDB), Júnior Coimbra (PMDB) e Raimundo Palito (PP), respectivamente. Dos sete projetos de autoria do Legislativo três são do presidente, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Numa das matérias, o parlamentar sugeriu a criação do dia estadual de luta contra o câncer infanto-juvenil, em 23 de novembro. A matéria contou com a relatoria da deputada Solange Duailibe (PT). Carlos Gaguim também é o autor dos projetos de denominação da rodovia TO-181 e da ponte sobre o rio Tocantins entre Tupirama e Pedro Afonso em homenagem, respectivamente, ao desbravador Dorival Roriz e ao ex-prefeito de Tupirama, Leôncio de Souza Miranda. Os relatores foram os deputados Raimundo Moreira (PSDB) e José Viana (PSC). Outra proposta que recebeu a anuência dos deputados concede o título de cidadão tocantinense para o professor Fidêncio Bogo. O projeto é de autoria de Josi Nunes (PMDB) e teve a relatoria de Raimundo Palito. Também foi aprovada a declaração de utilidade pública estadual para a Associação dos Idosos do Município de Itaguatins (AIMI), graças à iniciativa do parlamentar Iderval Silva (PMDB). O parecer favorável foi de Raimundo Moreira (PSDB). O deputado Paulo Roberto (DEM) propôs e Fábio Martins (PDT) relatou a matéria que denomina a ponte sobre o Rio Manuel Alves no município de Goiatins, em homenagem ao ex-prefeito daquela cidade, de Antônio de Souza Porto. Já o parlamentar Eduardo do Dertins (PPS) sugeriu a criação do “ano do trabalhador”. A matéria recebeu parecer favorável do deputado Júnior Coimbra. (Glauber Barros)