Alunos da rede pública podem ganhar programa de educação financeira
A criação de um programa que prepare os jovens para uma nova cultura de planejamento familiar é o teor de um projeto de lei, apresentado esta semana, pelo deputado José Geraldo (PTB). De acordo com o autor, “a proposta visa transmitir conceitos básicos de economia e estimular hábitos de poupança e investimentos dentro do orçamento familiar, para que os alunos cresçam com esse conhecimento e influenciem as decisões dos pais na questão”.
O “Programa de Gestão Financeira Familiar” vai, segundo o projeto, ensinar princípios de gerenciamento financeiro aos alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental da rede pública do Estado. O conteúdo deverá ser transmitido, por intermédio de palestras e exercícios interdisciplinares.
A matéria prevê ainda os temas a serem trabalhados pelo programa, como qualidade de vida, diagnóstico financeiro familiar, planejamento orçamentário, geração de renda familiar e conceitos, como renda, receita e despesa. Para José Geraldo, “o programa vai permitir o contato dos jovens com práticas que conduzem ao gerenciamento das despesas domésticas, o que resultará em grandes benefícios para as famílias”. (Glauber Barros)