O presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), acompanhou, no Palácio Araguaia, na tarde desta terça-feira, dia 5, uma de suas lutas políticas sendo concretizada ao prestigiar a assinatura do convênio entre o Estado e a Votorantim Cimentos. “Nunca desisti de lutar pela instalação desta empresa no Estado porque acreditei na industrialização tocantinense”, afirmou Carlos Gaguim, comemorando a implantação do complexo industrial, que deve ser iniciada em breve em Xambioá.
Durante a solenidade, o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, frisou que “a chegada ao Tocantins é um sonho”. Segundo ele, a empresa vai produzir mais do que o dobro do consumo do Tocantins em cimento por ano, acreditando no progresso do Estado. Schalka informou, ainda, que a jazida que será explorada em Xambioá tem 55 milhões de toneladas de minério para serem transformadas em cimento.
De acordo com a Mineratins, suas reservas são plenamente adequadas à produção de cimento com vida útil de mais de 40 anos para o empreendimento. Ao ser questionado sobre os danos ecológicos que uma empresa de cimentos possa causar, Walter Schalka garantiu o compromisso do trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela empresa em todos os ramos que atua.