O respeito à cultura indígena é a intenção de um projeto de lei apresentado pelo deputado Manoel Queiroz (PT) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 12. Na mesma sessão, o deputado José Geraldo (PTB) apresentou uma proposta que contempla a inclusão das crianças deficientes nos playgrounds do Estado.
O projeto de Manoel Queiroz denomina a escola indígena Cachoeirinha, em Formoso do Araguaia, de “Escola Indígena Wahuri”. Segundo ele, o cacique Wahuri solicitou ao parlamentar a substituição do nome da escola, conforme decidido pela comunidade, em respeito às tradições locais. O deputado explica que “a não-substituição do título significará uma grande ofensa para os costumes tribais, garantidos em leis federais”.
Por sua vez, o deputado José Geraldo apresentou um projeto de lei que propõe que os jardins, parques e áreas de lazer - mesmo que dentro de propriedade particular - sejam obrigados a adaptar seus brinquedos às necessidades das crianças portadoras de deficiências. O parlamentar comentou que “o acesso a esse tipo de entretenimento é um direito também das crianças deficientes”. (Glauber Barros)