Encontro busca soluções para crise ambiental

Por Dicom
18/11/2008 11h04 - Publicado há 15 anos
Gaguim recepciona membros da Unale
“A Assembléia Legislativa do Tocantins se sente honrada por sediar este encontro, num momento em que o mundo atravessa uma crise, para discutir soluções e propor entendimento em favor da preservação ambiental, da continuidade do progresso e da melhoria da qualidade de vida da população”. Com essas palavras, o presidente, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), saudou as autoridades presentes ao 1º Encontro regional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para os estados do norte e centro-oeste. A abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 13, no plenário desta Casa de Leis. Após a interpretação do Hino Nacional pela cantora Jô Novaes e da exibição de um vídeo sobre a história e a missão da entidade, o presidente da Unale, deputado César Halum (DEM), proferiu seu discurso. O parlamentar ressaltou a importância do meio ambiente nas discussões políticas atuais. Em seguida, o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), destacou o problema da insegurança jurídica fundiária, como um dos maiores desafios da região norte e centro-oeste do País. Como exemplo, ele citou o caso da disputa de terras em seu Estado, entre indígenas e produtores rurais. “Essas discussões têm que ser promovidas pelas assembléias estaduais”, comentou. Participaram da solenidade os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), os vice-governadores do Tocantins, Paulo Sidnei (PPS), e do Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa (PMDB), o deputado federal João Oliveira (DEM-TO) e a secretária de Mulheres da Unale, deputada estadual pelo Estado do Pará, Ana Cunha (PSDB). Também prestigiaram o evento dezenas de deputados estaduais das regiões norte, centro-oeste, bem como de estados de outras regiões do Brasil que lotaram o plenário e as galerias da Assembléia Tocantinense. (Glauber Barros)