Encontro discute turismo na região Norte e possibilidade de parceria com o legislativo
Com o objetivo de captar a opinião de todos os representantes públicos e privados das instituições relacionadas com o turismo da região Norte, foi realizada, nesta terça-feira, dia 25, na sala de reuniões da presidência da Assembléia Legislativa, uma reunião da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). O presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e a deputada Luana Ribeiro (PR) participaram do evento.
A secretária executiva do Fórum Permanente do Turismo do Tocantins, Graziela Cortez, ressaltou a importância de realizar a reunião no Parlamento Tocantinense. “Queremos que, no futuro, a Assembléia seja uma parceira, por isso a convidamos para tomar conhecimento da iniciativa”, afirmou.
O encontro busca uma estruturação e organização da instituição. Segundo o coordenador de Planejamento Participativo da Adetur Amazônia, Aristides de La Plata Cury, “é essencial aumentar a integração dos fóruns estaduais para gerar uma maior integração que reforce o desenvolvimento turístico da região, aumentando o fluxo de turistas”.
Carlos Gaguim reforçou o apoio, através de mais de 30 projetos de sua autoria que colocam várias cidades e festas como patrimônios históricos e culturais estaduais. Algumas, inclusive, já foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas ainda não obtiveram o reconhecimento dentro do próprio Tocantins.
“Incentivar sempre, a fim de que estas cidades possam conseguir verbas federais e internacionais para incrementar ainda mais seu campo turístico e valorizar sua cultura, é ponto fundamental para que o plano que, nós, parlamentares, temos de colocar o Tocantins como rota para o turismo nacional e internacional” explicou Gaguim.
Turismóloga, a deputada Luana Ribeiro (PR) ficou muito comovida com a reunião e reiterou que o Estado está sempre aberto para o que traz desenvolvimento. “Estarei sempre à disposição para trabalhar pelo turismo e pelo desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou.
Várias iniciativas foram agendadas na reunião, tais como a criação de uma central de difusão de notícias sobre a região amazônica, uma maior conectividade entre os estados e as entidades privadas que tratam o turismo na região, tais como o setor hoteleiro, agências turísticas, dentre outros. Também foi proposto um aumento no turismo de eventos que, segundo estudos, é o grande responsável pelo acréscimo no turismo de lazer. (Everton de Almeida)