Oficina de lançamento da Rede Norte de Saúde Perinatal acontece na AL

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Palestra na AL
Será realizada das 8 às 18 horas desta terça-feira, dia 5, no auditório da Assembléia Legislativa a Oficina de Lançamento da Rede Norte/Nordeste de Saúde Perinatal e da Caderneta de Saúde da Criança no Tocantins. O evento será promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, através do Hospital Maternidade Dona Regina de Palmas. O objetivo da rede é atingir favoravelmente a qualidade da assistência oferecida às mulheres grávidas e aos recém-nascidos, reduzindo a mortalidade materna e infantil antes e depois do parto, período correspondente ao perinatal. O programa deve atingir unidades neonatais de maternidades públicas, secundárias e terciárias, localizadas em toda a região Norte, inclusive no Tocantins. Durante a oficina, será lançada a nova caderneta de Saúde da Criança, com orientações atualizadas e dados ampliados pelo Ministério da Saúde, contendo informações sobre as condições de saúde do recém-nascido, a gravidez, o parto e o pós-parto. Todo o programa se baseia em ações que incidem na competência do sistema público de saúde nas áreas de gestão, assistência, ensino e pesquisa perinatal. A oficina será voltada principalmente para secretários municipais de saúde, diretores hospitalares e maternidades de referências do Estado e para os demais profissionais da saúde. A previsão é de que participem do evento várias autoridades da área da saúde, como o secretário de Estado da Saúde, Eugênio Pacceli, a representante do Ministério da Saúde, Ana Cecília Sucupira, e o coordenador nacional da Rede Norte/Nordeste de Saúde Perinatal do Ministério da Saúde, Álvaro Madeiro Leire, além de secretários municipais de várias cidades tocantinenses. (Elpidio Lopes)