Vítimas da seca buscam soluções técnicas

Por Dicom
12/12/2008 17h37 - Publicado há 15 anos
Osvaldo Milhomem, morador de Ponte Alta
Após comentários técnicos sobre armazenamento e distribuição de água, estudos geológicos, irrigação e substituição de poços artesianos por construção de barragens, os representantes de cada município da região fizeram questionamentos e considerações sobre os assuntos em debate. As explanações técnicas foram proferidas pelo diretor de Recursos Hídricos do Ruraltins, Ricardo Ricanato, pelo professor doutor em recursos hídricos e ambientais da UFT, Jair Costa Oliveira, pelo diretor de Irrigação da Secretaria de Recursos Hídricos, Carlos Spartacus, e pelo coordenador de Planejamento da Seplan, Vicente Cruz Filho. “O povo não pode mais esperar e só podemos contar com os nossos representantes políticos”, disse o senhor Osvaldo Milhomem, um dos impactados pela seca e cidadão de Ponte Alta do Bom Jesus. Outra pessoa da região, Bolivar Camelo, lembrou que mais que uma questão de meio ambiente ou econômica “é, acima de tudo, uma questão humana”. Em uma demonstração de interesse em participar da discussão, vários moradores dos municípios do Sudeste fizeram perguntas aos técnicos sobre as causas e sobre quais as soluções para minimizar as conseqüências drásticas da estiagem prolongada. Além de Arraias, mais 16 municípios participaram da reunião da Comissão Especial: Rio dos Bois, Lavandeira, Aurora, Dianópolis, Paraná, Conceição, Taguatinga, Taipas, Combinado, Novo Jardim, Ponte Alta, São Salvador, Palmeirópolis, Porte Alegre, Pindorama e Almas. (Patrícia Sampaio)