Deputados prestigiam posse do presidente do TCE

Por Dicom
01/02/2009 17h41 - Publicado há 15 anos
Severiano Costandrade e Angelo Agnolin
Os deputados Ângelo Agnolin (Dem) e Marcelo Lélis (PV), além de várias autoridades políticas estaduais, prestigiaram a posse do conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar que assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) na tarde desta sexta-feira, dia 30, para o biênio 2009/2010. Na solenidade realizada no auditório do TCE, também assumiram os cargos de vice-presidente, o conselheiro José Jamil Fernandes Martins e, como corregedor, o conselheiro Manoel Pires. O deputado Agnolin representou o presidente do Legislativo, deputado Carlos Gaguim (PMDB) no evento. O novo presidente do Tribunal de Contas Estadual, em discurso emocionado, falou de sua origem no Piauí, de sua história no Tocantins, agradecendo a todos as pessoas que contribuíram na sua trajetória profissional no estado. Já o deputado Agnolin (DEM), em entrevista, disse que o sentimento é de renovação e que o poder Legislativo continua com uma postura de respeito e á autonomia às instituições, como também promovendo uma parceria em prol do fortalecimento da democracia no Tocantins. Perfil O Conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar nasceu em 26/06/1965, em Teresina, Piauí. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduado em Administração da Educação pela UNB, em Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes e em Estudos de Política e Estratégia pela ADESG/UFT. No Tocantins, já ocupou diversos cargos de relevância na esfera pública. Em 2002 tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas. Em 2004, foi eleito como Corregedor do TCE para o biênio 2005/2006. Foi reeleito dezembro de 2006, permanecendo na Corregedoria no biênio 2007/2008. Severiano Costandrade é o atual vice-presidente do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Contas do Brasil.