Executivo anuncia que o Tocantins superou expectativas em 2008
A superação das expectativas traçadas para o Tocantins em 2008 foi o tema destacado pela chefe da Casa Civil, Mary Marques, ao ler a mensagem enviada pelo governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), durante a sessão ordinária inaugural desta terceira sessão legislativa, realizada nesta terça-feira, dia 3. O documento inclusive ressaltou que o Brasil e o Tocantins responderam positivamente e superaram as expectativas traçadas por analistas nacionais e internacionais.
Quanto aos investimentos em infra-estrutura, foi mencionada a aplicação de R$ 18 milhões na pavimentação asfáltica urbana de 720 mil metros quadrados, além de outros R$ 246,9 milhões que permitiram o asfaltamento de 293km de rodovias.
Sobre os dados do desenvolvimento econômico tocantinense, foi feito referência ao crescimento de 7% da produção estadual de grãos, à defesa agropecuária que realizou mais de 10 mil fiscalizações e à regularização fundiária de 372 propriedades. As missões enviadas pelo Estado a seis países para firmar convênios também foram lembradas na mensagem do Executivo.
Em relação às ações governamentais para a preservação do meio ambiente, foi citada a aprovação das leis que regulamentam as Áreas de Preservação Ambiental (APP) e a política de desenvolvimento sustentável do Tocantins.
Em 2008, as políticas sociais também foram contempladas. De acordo com o documento, foi destinado para a Saúde um montante de verbas acima do piso constitucional de 12%, aplicados principalmente na reforma e ampliação de hospitais.
Na educação, o Tocantins construiu 10 novas escolas e reformou 15. Outras 312 escolas estão sendo ampliadas e 17 mil servidores foram capacitados. O governo destacou, ainda, a realização do 4º Salão do Livro que reuniu 240 mil visitantes em 10 dias.
Dentre as políticas institucionais, a mensagem do Executivo fez alusão as quatro edições do programa “Governo mais perto de você” que contemplou mais de 22 mil pessoas, e os atendimentos das unidades do “É pra já” que beneficiaram outros 219 mil. A ampliação da cobertura do PlanSaúde para 105 mil pessoas foi outro destaque. (Glauber Barros)