Obesos podem ser dispensados de passar pelas catracas nos coletivos
As pessoas que sofrem com a obesidade são o público-alvo de um projeto de lei apresentado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 11, pelo deputado José Viana (PSC). O parlamentar propõe que os passageiros obesos sejam dispensados de passar pelas catracas de ônibus do transporte público urbano, “sem prejuízo no pagamento da tarifa para a emprensa”. A matéria já foi encaminha na tarde de hoje para Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Dentre os motivos alegados pelo deputado estão o respeito à dignidade dos usuários com obesidade, que são expostos a constrangimento diante dos demais passageiros, quando precisam passar pela catraca.
O parlamentar também recorre a outras razões de ordem prática, ao citar os transtornos diários que os demais passageiros sofrem em razão dos problemas que os usuários obesos enfrentam nas catracas, como “filas, tumultos e irritação”.
No projeto, Viana sugere que os contemplados pela matéria possam embarcar e desembarcar pela porta dianteira dos ônibus. “Nos últimos anos, nossa população, principalmente as crianças, está ficando acima do peso”, informou o deputado. “Temos obrigação de adaptar nosso meio à realidade em que vivemos”, concluiu.
Outro projeto de José Viana, apresentado à Mesa Diretora, autoriza o Executivo a alugar pastos destinados à apreensão de animais. O parlamentar informa que, no Tocantins, existem poucos pontos de recebimento de animais. Segundo o deputado, a distância entre esses pontos e as propriedades rurais prejudica os pequenos criadores que não têm condições financeiras para recuperar os animais, seja por meios próprios ou pelo pagamento do frete. (Glauber Barros)