Assembléia encampa campanha contra a dengue

Por Dicom
03/03/2009 10h33 - Publicado há 15 anos
(Imagem sem título)
Em mais uma ação de alerta contra a dengue, a Diretoria de Medicina e Odontologia da Assembléia Legislativa (Dimeo) distribui nas dependências da Casa, a partir desta segunda-feira, dia 2, um informativo sobre a doença e sua transmissão. O material explica detalhadamente sobre os sintomas da doença, os principais sinais de gravidade, suas versões e dicas de prevenção, visando conscientizar os servidores do Parlamento sobre o problema. De acordo com o boletim, as pessoas devem ficar alerta para os sintomas da dengue, especialmente durante o período de chuva e informa que os primeiros sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça intensa, diarréia, dores nas articulações dos músculos e pintas vermelhas no corpo. O informativo orienta também as pessoas com esses sintomas a procurar orientação médica e não usar medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS), além de sugerir apenas o uso de medicamento a base de paracetamol e muita hidratação. Para a diretora da Dimeo, Rose Mary Cerqueira, os servidores da Casa devem ser bem informados ainda sobre os cuidados com a prevenção. “Esse material sugere algumas dicas para que cada servidor faça parte nas ações de combate. Basta adotar algumas medidas essenciais, como não deixar acumular água em latas, garrafas, potes e embalagens plásticas, manter bem fechadas as caixas d’água e as calhas limpas e desentupidas”, esclarece Rose. De acordo com informações da Prefeitura de Palmas, a ação permanente de combate à dengue vem acontecendo toda semana na Capital. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vistoriou mais de 74.975 imóveis e eliminou um total de 178.311 depósitos de água parada, local ideal para proliferação do vetor transmissor da doença. Durante a ação, foram encontrados 3.243 focos positivos. (Penaforte)