José Geraldo alerta para a importância do Censo 2007

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputado José Geraldo
O deputado José Geraldo (PTB) alertou os demais parlamentares, na sessão matutina desta quarta-feira, dia 30, sobre a importância do Censo Demográfico e Agropecuário de 2007, que está em curso no País. O deputado lembrou que o último censo agropecuário ocorreu em 1996 e que “após dez anos, o cenário agrícola e urbano do Tocantins é outro, diante da enorme transformação experimentada pelos tocantinenses, do campo e da cidade”. José Geraldo advertiu os demais colegas sobre a necessidade de eles pedirem aos prefeitos que dêem a atenção merecida ao serviço de pesquisa. “Não podemos nos esquecer que o censo define o índice de repasse do FPM, montante crucial para as administrações municipais. Esta contagem só deverá se repetir daqui a dez anos e será através deste pente-fino que, de fato, teremos o retrato da realidade local”, concluiu. O censo agropecuário faz o levantamento de informações nos cerca de 5.600.000 estabelecimentos agropecuários de todos os municípios brasileiros e os resultados demonstram as mudanças ocorridas desde o último censo em 1996. A contagem da população está sendo realizada nos municípios com até 170 mil habitantes, abrangendo aproximadamente 30 milhões de domicílios, onde vivem cerca de 99 milhões de pessoas. A coleta de dados teve início no final de março e o término está previsto para o mês de setembro. Porém, o deputado não se restringiu ao censo. Ele apresentou à Mesa Diretora dois projetos de lei que declaram de utilidade pública estadual a Liga Feminina de Prevenção ao Câncer de Paraíso do Tocantins e a Apae de Barrolândia. As matérias já foram encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa para definição de relator e apreciação. Estatuto do Idoso O petebista comentou, na sessão vespertina, sobre o descumprimento do Estatuto do Idoso pelas empresas Transbrasiliana e Montes Belos, que foram penalizadas pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres -, por não transportarem os idosos de graça como determina o Estatuto. “É uma vergonha um País como o Brasil ter tantas leis e ninguém cumpri-las”, lamenta o deputado. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi em relação à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ele salientou que acreditava que a lei reduziria impostos para os segmentos, mas que se surpreendeu ao ler uma matéria na Folha de São Paulo que indicava que o super-simples taxará mais o setor de serviços.