Unale realiza debate sobre a Transposição do Rio São Francisco

Por Dicom
05/03/2009 12h45 - Publicado há 15 anos
Dep. César Halum (DEM)
A União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) reúne, nesta quinta-feira, dia 5, e sexta-feira, dia 6, os parlamentares do nordeste para debater a questão da Transposição do Rio São Francisco e a Distribuição de Energia no Nordeste na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal. A entidade é presidida pelo deputado tocantinense César Halum (Dem). O II Encontro Regional da gestão 2008/2009, contará com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do deputado federal cearense Ciro Gomes e do secretário de Infra-estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho. O presidente da Unale afirma que os encontros regionais são uma das formas de aproximar os parlamentares de cada região do País. “O encontro será uma grande oportunidade para debater a importante questão da Transposição do Rio São Francisco. Os deputados nordestinos vão se atualizar sobre o assunto, além de exporem suas dúvidas, questionamentos e sugestões”. O projeto orçado em R$ 6 bilhões levará a água do Rio São Francisco para regiões do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. A expectativa do Governo Federal é de beneficiar 12 milhões de pessoas. Ao final do encontro será elaborada uma carta com as observações, conclusões e soluções indicadas pelos deputados estaduais que será encaminhada às principais autoridades públicas. “É fundamental que as assembleias passem a ser ouvidas diante dos temas nacionais. Já temos a dificuldade de legislar em função das restrições impostas pela Constituição de 88 e é preciso que o Congresso Nacional ouça as Assembleias”, defende Halum. (com informações da Unale)