Assembléia regulamenta utilização de verba indenizatória

Por Dicom
10/03/2009 11h49 - Publicado há 15 anos
Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins
Os deputados estaduais tocantinense terão que apresentar notas fiscais ou de serviços para serem ressarcidos dos gastos realizados no exercício das atividades parlamentares. A medida foi adotada na quarta-feira, dia 4, em uma reunião que culminou com o Ato da Mesa Diretora nº 01/2009, regulamentando a utilização da verba indenizatória. “O que procuramos fazer foi apenas nos adequar às novas normas adotadas pelo Câmara Federal. O percentual não foi alterado, continua sendo o de 75%, conforme determina a Constituição Federal”, esclareceu o presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Neste mesmo dia, foi aprovada uma resolução que dispõe sobre os cargos de provimento em comissão da estrutura da Mesa Diretora, lideranças, vice-lideranças, gabinete de deputados, procuradoria e ouvidoria parlamentar e comissões permanentes. Mais uma vez, a Assembléia buscou ajustar a resolução 226 de 2003 que estabelece o montante da verba de gabinete. A resolução, elaborada em 2003, é, a cada gestão, ou seja, a cada biênio, reeditada para sofrer as adaptações necessárias, sempre de acordo com a Câmara Federal. A alteração, desta vez, ficou por conta de uma remuneração que estava abaixo do novo salário mínimo de R$465,00. A partir de agora, o Assessor Parlamentar – AP-20 - conta com uma pagamento neste mesmo patamar. Já em relação ao subsídio dos deputados, não houve qualquer mudança, pois, de acordo com a normatização federal, ele é estabelecido no início de cada legislatura, ou seja, do mandato parlamentar, o que só ocorre de quatro em quatro anos e o montante é, como em todo os outros casos, 75% do que recebem os deputados federais. (Henriette Motta)