Nelito Cavalcante fala sobre ATR na Assembléia Legislativa
A Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano, presidida pelo deputado Iderval Silva (PMDB), recebeu, na tarde desta terça-feira, dia 10, o presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Nelito Vieira Cavalcante. O representante da ATR apresentou aos parlamentares membros da comissão os serviços prestados à população pela autarquia, referente aos convênios com a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel -, Companhia de Saneamento do Tocantins - Saneatins - e Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT.
Segundo Nelito, a ATR é um órgão fiscalizador conveniado com as referidas entidades. “Não é mais necessário que o consumidor de energia ou usuário do transporte tenha que ligar em Brasília ou em outra localidade distante para reclamar à Aneel ou ANTT sobre algum prejuízo sofrido no Estado”. Na explanação, o palestrante declarou que até 2011 devem ser refeitas as licitações de concessões das linhas de transporte de passageiros no Estado.
Durante o evento, os deputados fizeram perguntas e reivindicações, como, por exemplo, a do deputado José Geraldo (PTB) que pediu o acompanhamento da ATR no sentido de resolver a falta de água no Parque dos Buritis em Paraíso do Tocantins. O presidente da Comissão, Iderval Silva, fez ressalvas sobre a necessidade do aumento de linhas de transportes de passageiros no Estado principalmente no Bico do Papagaio, pois, segundo ele, há uma demanda muito grande do serviço na região.
Já o deputado Fábio Martins (PDT) referiu-se ao fornecimento de energia elétrica no Estado. “A nossa prestadora de energia nem sempre oferece uma energia de qualidade, pois, além de freqüentemente queimar aparelhos elétricos e eletrônicos com descargas elétricas, às vezes não tem capacidade de alimentar equipamentos de som quando se realizam reuniões ou festas populares. Presenciamos fatos como esses em Porto Nacional na época do carnaval”, disse o parlamentar. Os demais deputados presentes foram Marcello Lelis (PV) e Toinho Andrade (Dem). (Elpídio Lopes)