Deputados focam a saúde dos tocantinenses em matérias
A saúde dos tocantinenses é o foco de dois anteprojetos de lei apresentados, por intermédio de requerimentos, na manhã desta quarta-feira, dia 11, que devem ser encaminhados ao Executivo. Em uma das matérias, o deputado Stalin Bucar (PSDB) sugere a criação do programa “Mãos Limpas” para prevenir infecções hospitalares. A outra proposta, do parlamentar José Geraldo (PTB), pretende tornar obrigatório o exame odontológico dos alunos do ensino pré-escolar e fundamental da rede pública.
O programa de Stalin visa conscientizar os profissionais da saúde e a população em geral a respeito da importância do ato de lavar as mãos antes e depois da visita aos enfermos nos hospitais públicos. O anteprojeto também pretende tornar obrigatório, nesses estabelecimentos, a instalação de cartazes informativos, além de pias ou pontos com solução anti-séptica com base alcoólica, como “medida de prevenção à infecção hospitalar”.
“A limpeza das mãos é um ponto chave para a prevenção de infecções”, explica Stalin. “O objetivo principal do processo de higienização das mãos é reduzir a transmissão de microorganismos, uma vez que elas são os instrumentos mais utilizados nos cuidados com o paciente”, completou.
Em outra matéria, o deputado José Geraldo (PTB) solicita que o exame odontológico gratuito de alunos da pré-escola e do nível fundamental da rede pública de ensino seja obrigatório. O autor da proposta sugere ainda que o exame seja semestral e acompanhado de orientações relativas à saúde bucal.
”É fundamental que, desde muito cedo, as crianças recebam orientações quanto aos cuidados com a higiene bucal. E a escola desempenha um papel primordial no processo de aquisição de estilos de vida e na formação de uma geração de pessoas com mais saúde”, concluiu José Geraldo. (Glauber Barros)