Projetos de homenagens e de proteção a bens culturais vão para CCJ
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa encaminhou para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, três projetos de lei. Dois deles, de autoria do presidente do Parlamento, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), versam sobre concessões de título de cidadania tocantinense para os empresários Carlos Amastha e João Batista Dias Pereira. Outra proposta, do deputado César Halum (DEM), trata da declaração do capim-dourado como patrimônio cultural e imaterial do Estado.
O presidente informa que as homenagem são merecidas em razão do trabalho de ambos os empresários pelo desenvolvimento do Tocantins. Ao comentar sobre Amastha, Gaguim destacou o empreendedorismo do colombiano que é administrador geral de diversos shoppings centers no País. Quanto a Dias Pereira, o autor da homenagem ressaltou a importância do conjunto de seu trabalho empresarial, político e social.
Em outra matéria encaminhada para a CCJ, o deputado César Halum propõe a declaração do capim-dourado como patrimônio cultural e imaterial do Tocantins. Para o autor, o projeto reconhece a relevância para a sociedade tocantinense de um vegetal que tornou o Estado conhecido no mundo e cujo artesanato proporciona uma fonte de renda na região do Jalapão. (Glauber Barros)