Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, o presidente do Parlamento, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), defendeu as ações da Assembléia Legislativa em relação ao crescimento industrial tocantinense. “Fazemos um trabalho eficiente e de resultados. Temos um histórico de ações que comprovam nossos esforços para contribuir com o desenvolvimento do Tocantins, tanto nos setores produtivos como de serviços”. Gaguim referiu-se à declaração do presidente da Fieto, Eduardo Machado, de que “o Legislativo precisa ter uma participação mais efetiva na promoção do desenvolvimento industrial do Estado”.
O presidente da Assembléia esclareceu que todos os projetos de infra-estrutura e serviços para o desenvolvimento do Tocantins são avaliados e votados por esta Casa de Leis. “Todas as ações de industrialização do Executivo têm o respaldo do Legislativo, pois é aqui que as propostas são apreciadas nas comissões pertinentes às áreas específicas e votadas em plenário”, comentou Carlos Gaguim. O deputado Iderval Silva (PMDB) também se manifestou em defesa das atividades parlamentares, em prol da consolidação industrial do Tocantins.
Nesta quarta-feira, dia 11, Eduardo Machado esteve reunido com vários deputados na sala VIP da Assembléia, a fim de debater propostas para a elaboração da Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Tocantins, versão 2009. Na reunião, ele sugeriu maior alinhamento de interesses da indústria com o Parlamento para concretizar um cenário propício ao desenvolvimento industrial do Tocantins. (Patrícia Sampaio e Penaforte Diaz)