Parlamentares participam de reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico
Com a colaboração do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, composto por vários secretários estaduais, parlamentares, entidades de classes e o Governo Estadual iniciaram na tarde desta quinta-feira, dia 12, no Palácio Araguaia, as discussões sobre as propostas para impulsionar a economia e o crescimento do Tocantins. Além do presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), os deputados Júnior Coimbra (PMDB), Iderval Silva (PMDB), Manoel Queiroz (PT), César Halum (Dem), José Viana (PSC), Fábio Martins (PDT), Sandoval Cardoso (PMDB), Pedro Lima (PR), Josi Nunes (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS) também prestigiaram o evento.
A intenção é adotar medidas dentro das potencialidades do Estado para promover investimentos que diminua os efeitos da crise mundial. O objetivo é agilizar as obras de infra-estrutura como a ferrovia Norte-Sul, as rodovias, pontes, as eclusas e a Hidrovia Tocantins. O governador Marcelo Miranda (PMDB), ressaltou a importância das ações para o crescimento do Estado e afirmou que “o cenário do Tocantins é muito promissor”, garantiu.
Como efeito prático foi lançado durante o evento o Distrito Industrial Tocantins I, localizado na região Norte de Palmas, na saída para Lajeado e Miracema, que já recebe as primeiras indústrias. Durante o evento foram assinados contratos de alienação de lotes e ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do novo distrito.
As principais ações de desenvolvimento econômico para acelerar ainda mais o crescimento do Estado, dentro do que está sendo cahmado de PAC do Tocantins, serão nas áreas de infra-estrutura, incluindo, projetos de habitação, saneamento e transportes. Outras prioridade são a liberação de créditos e financiamentos, além de uma maior divulgação dos programas de incentivos fiscais.
Como contribuição da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), o presidente Eduardo Machado entregou ao governador uma proposta de investimentos para a estruturação industrial tocantinense. Já o secretário de Indústria e Comércio, Eudoro Pedrosa, afirmou que o Estado possui atualmente reservas de cerca de 200 mil reais e que “diversas obras como a ponte sobre o rio Araguaia em Xambioá, sobre o rio Tocantins em Lajeado e a vinda da Votorantins são investimentos que garantem o desenvolvimento esperado por todos nós”.declarou. (Elpídio Lopes)