Gaguim acompanha ministro Mangabeira Unger em visita ao Tocantins
“É uma oportunidade que reforça o entendimento do ministro quanto à prioridade do Tocantins no plano estratégico de desenvolvimento do governo federal. Acompanhar e participar do desenvolvimento do Tocantins faz parte dos objetivos da Assembléia Legislativa do Tocantins”. A avaliação é do presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), que, nesta segunda-feira, 16, integra a comitiva, da qual faz parte também o governador Marcelo Miranda (PMDB).
O grupo tocantinense acompanha o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, em visita oficial ao canteiro de obras da UHE do Estreito – Usina Hidrelétrica de Estreito (MA) -, divisa com o Tocantins, e a outras obras e programas também ligados ao Governo Federal em Wanderlândia (TO) e Araguaína (TO).
“A gente vai reforçar, junto ao ministro, a viabilidade e importância da eclusa de Estreito. É importante trabalhar para que o Tocantins seja inserido em nível nacional e internacional como realmente um pólo de desenvolvimento”, disse o presidente da Assembléia. Para ele, é importante também mostrar que “essa barragem pode realmente trazer benefícios não só quanto à geração de energia, mas também em relação aos benefícios para os ribeirinhos das cidades envolvidas no projeto”.
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA) está localizado a cerca de 520km de Palmas, na divisa com o município de Aguiarnópolis (TO). Em Wanderlândia, Gaguim acompanha o ministro em visita ao projeto Reviver, da Associação de Trabalhadores do Vale da Corda. Em Araguaína, assiste, juntamente com prefeitos e demais representantes organizados do município, a uma palestra do ministro sobre o “Plano Amazônico Sustentável”. (Erasmo Damasceno)