AL instala comissão para acompanhar licenciamento ambiental às margens do Lago
Após uma reunião realizada no fim da manhã desta quarta-feira, dia 18, foi instalada na Assembléia Legislativa a Comissão Especial para Acompanhamento das Ações de Promoção do Desenvolvimento Sustentável às Margens da Usina Hidrelétrica (UHE) de Lajeado e Processos de Licenciamento Ambiental. A comissão será presidida pelo deputado Angelo Agnolin (DEM) e terá como vice a deputada Solange Duailibe (PT). Os demais membros efetivos são os deputados Eli Borges (PMDB), José Geraldo (PTB) e Marcello Lelis (PV).
Já os suplentes são os parlamentares Júnior Coimbra (PMDB), Cacildo Vasconcelos (PP), Luana Ribeiro (PR), Toinho Andrade (DEM) e Fábio Martins (PDT). As reuniões da comissão estão previstas para acontecer às terças-feiras, às 15h, no plenarinho desta Casa de Leis. A criação da comissão, segundo o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), partiu de um requerimento aprovado, no início do mês de março, de autoria do deputado Angelo Agnolin, e que “contou com a assinatura de todos os parlamentares”.
De acordo com Agnolin, o grupo vai procurar todos os interessados, numa tentativa de viabilizar e regulamentar o uso das margens e do interior do lago. “O objetivo será encontrar um denominador comum para preservar o espaço, sem impedir seu desenvolvimento. Temos que saber quais os impactos positivos ou negativos e, juntos com os demais setores, saber o que é bom ou ruim para o lago”, defendeu.
Reunião
No final desta manhã, antes da instalação da Comissão Especial, com o intuito de contribuir para a viabilidade do uso das margens do lago da Usina Hidrelétrica do Lajeado, alguns parlamentares se reuniram, com o presidente da Associação de Amigos e Defensores do Lago – AADL – Messias Araújo, proprietário de imóveis, juristas e consultores do Naturatins. Também participaram das discussões o presidente Carlos Henrique Gaguim (PMDB), os deputados peemedebistas Eli Borges e Iderval Silva, os petistas Solange Duialibe e Manoel Queiroz, além de José Geraldo (PTB), Marcello Lelis (PV), Luana Ribeiro (PR), Stalin Bucar (PSDB) e Raimundo Palito (PP). (Glauber Barros e Elpídio Lopes)