Novas Escolas Agrícolas podem ser construídas no Estado
A implantação de novas escolas técnicas agrícolas faz parte das solicitações da deputada Josi Nunes (PMDB), aprovadas na ordem do dia desta quinta-feira, dia 26. A peemedebista sugere convênio entre o Governo Estadual e as prefeituras das regiões sul, sudeste, norte e centro-oeste do Estado, para a construção de escolas. Outras edificações, como de ponte, centros comunitários e de convenção, feira coberta também fizeram parte das reivindicações da deputada. Josi pediu ainda o envio de expediente ao procurador-geral da República em Brasília e ao chefe da Procuradoria da República do Tocantins, solicitando estudos sobre a viabilidade de descentralização das funções do órgão, para as cidades de Gurupi e Araguaína.
As matérias de autoria do deputado José Viana (PSC) devem beneficiar municípios, como Novo Alegre, Porto Nacional, Monte do Carmo, Ponte Alta do Bom Jesus e Santa Rosa, com sede dos Pioneiros Mirins, cursos pré-vestibulares públicos, curso de capacitação e aperfeiçoamento de mão-de-obra e centro da juventude.
Já os deputados Iderval Silva (PMDB) e José Geraldo (PTB) propuseram, respectivamente, a construção de ginásio de esportes em São Valério, Centro de Atenção à Saúde do Idoso em Paraíso, Programa Ambiental Lixo e Cidadania nas escolas públicas do Estado e Centros de Especialidades Odontológicas no território tocantinense.
Ainda de autoria do petebista, foi aprovado requerimento, encaminhando anteprojetos de lei ao Executivo, que dispõem sobre o uso de protetor solar, e autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social à Gravidez Precoce e Juvenil.
Os pedidos do deputado Marcello Lelis (PV), enviados ao Executivo, visam à doação de tratores com implementos, ao aumento de acervo da biblioteca e à construção da sede da Apae e de uma feira coberta em Dianópolis e uma ponte em Lizarda. As demais matérias que obtiveram aprovação do plenário são de autoria dos democratas Toinho Andrade e César Halum e solicitam benefícios para Porto Nacional e Aragominas, Babçulândia, Filadélfia e Palmeirante. (Elpídio Lopes)